sábado, 26 de março de 2011

Centro Terapêutico Vida e Resgate - CTVR - Uma Atitude de Amor


Em todas as classes sociais encontramos pessoas jogando-se no abismo dos entorpecentes, para a maioria, é um pulo sem volta. Entre as piores drogas se destaca o crack, altamente destruidor e viciante. Uma alarmante estimativa do governo afirma que o “PODE CHEGAR A 1,2 MILHÃO O NÚMERO DE VICIADOS PELO CRACK NO BRASIL. Extraí um trecho desta publicação para você blogueiro, acompanhe: Por causa da combinação de efeitos nocivos, a expectativa de vida de um usuário de crack não ultrapassa um ano. O caminho da droga, após fumada e inalada, até o cérebro, produz ação devastadora no organismo, atingindo diretamente os pulmões e, através dos alvéolos pulmonares, a fumaça cai na circulação sanguínea e chega ao cérebro. Com a concentração anormal de dopamina estimulando os receptores do cérebro as primeiras sensações são descritas como um relâmpago, o "tuim", na linguagem dos usuários, seguida de taquicardia, euforia, desinibição, agitação e bem-estar. Em dez a quinze segundos o cérebro "percebe" o excesso de receptores e reduz sua quantidade. As sinapses tornam-se lentas: é a fase da depressão e vontade incontrolável de sentir de novo os efeitos do "falso barato"... É necessário, no entanto, investir na prevenção para conter a epidemia do crack que se alastra progressivamente. A família é o primeiro e principal agente social de contenção de prevenção”.

          A mortandade produzida pelos entorpecentes sempre incomodou os pastores da Igreja Batista em Alto Taquari - MT (PIBAT) e Deus implantou no coração dos líderes e irmãos desta, o anseio de abrir uma porta de tratamento e recuperação para os cativos desse mal que enlaça cada vez mais a nossa sociedade. O Senhor preparou todos os detalhes, trazendo o Pr. Petuel Floriano e família do litoral de Santa Catarina para liderar o trabalho. Fornecendo também meios para se adquirir o local e preparar o ambiente, transformando uma sede de fazenda desativada em um centro de tratamento de dependentes químicos. Com o empenho dos irmãos e da liderança, alguns meses mais tarde o Centro Terapêutico Vida e Resgate estava atuante na cidade de Alto Taquari – MT. Hoje com 1 ano de existência, o Centro Terapêutico colhe frutos de seu empenho e respeito ás vidas ali empregados.
Os alunos são tratados como filhos, e o amor as vidas é palpável, a maioria dos alunos que ali são recebidos, dentro de poucos dias nem precisam usar ansiolíticos. O Diretor da CTVR, Pr. Petuel comenta que: A  “FÉ”, é  a  única  ferramenta  capaz  de  absolver  o  indivíduo  da  sua  prisão, (dependência  química  e  alcoolismo). Além  disso,  tudo  o  que  se  fizer  a  mais,  como  medicamentos  e  terapias  são  muito  importantes, mas  não  determinantes.  Ambos  serão  verdadeiramente  eficazes,  quando   o  doente,  família,  amigos  e  profissionais  acreditarem  que é  possível  a  restauração  e  libertação  do  doente. Nós  da  CTVR  temos  acreditado  nisto  e  temos  visto  os  milagres  que  Deus  tem feito  na  vida  dos  alunos  com  quem  temos  trabalhado”.
 Se você conhece alguém que deseja sair da prisão dos entorpecentes, entre em contato com o Centro Terapêutico Vida e Resgate através do Site: www.vidaeresgate.com.br e conheça a forma de trabalho, as terapias aplicadas, e marcar uma triagem. Há uma porta de Deus para todos os presos pelos vícios, CTVR, deixe Deus mudar a história de quem tanto precisa.

          



Fonte:
Site do Centro Terapêutico Vida e Resgate: http://www.vidaeresgate.com.br/
Este vídeo têm imagens da transformação da sede da antiga fazenda Cascavel no Centro Terapêutico Vida e Resgate - CTVR: http://www.youtube.com/watch?v=1CnvmJe9KLw 

sexta-feira, 11 de março de 2011

O mal do Medo - Que mal o medo já lhe causou?


Que loucura as pessoas são capazes de realizar por medo? No filme Star Wars “Guerra nas estrelas III – A vingança dos Sith” o jovem jedi Anakin Skywalker é um guerreiro promissor a serviço do bem, porém, ele se corrompe por medo de perder sua amada Padmé da qual confessa não saber viver sem. Pra começo de conversa o jovem havia quebrado um princípio dos Skywalker, pois Padmé engravidou antes do casamento.  Anakin carregava em si o trauma da morte da mãe, o qual ele previu em sonho. Agora ele estava sonhando com a morte da amada Padmé. O mestre Yoda alerta ao jovem do perigo de seu forte medo, dizendo que: “o mal percebe a fraqueza e a usa...”, ou seja, o medo do jovem Jedi poderia ser usado pelo mal para derrotá-lo. O jovem Anakin muito confuso e amedrontado, escolheu vender-se as forças do mal para tentar salvar a sua amada. Para concluir, ele perdeu a esposa e transformou-se no senhor perverso Darth Vader, a personificação do mal, um dos piores inimigos dos Skywalkers. O medo transformou o jovem e promissor Anakin num Sith, um inimigo do bem. Como o mestre Yoda o alertou antes “o mal percebe a fraqueza e a usa”.
         Interessante como a ficção se torna realidade, muitos por medo fazem loucuras. E quem nunca teve um medinho atire a primeira pedra. Medo da morte, do escuro, medo de ir pro inferno. Denominamos ao medo intenso “patológico” de fobia, vou citar algumas para sua apreciação:
·        Ablutofobia - medo de tomar banho,
·        Acluofobia - medo de escuro ou escuridão
·        Acrofobia - medo de altura,
·        Afefobia - medo de ser tocado,
·        Aicmofobia - medo de agulhas de injeção ou objetos pontudos,
·         Anuptafobia - medo de ficar solteiro (a),
·        Astrafobia ou astrapofobia - medo de trovões e relâmpagos,
·        Batracnofobia - medo de anfíbios (como sapos, salamandras, rãs, etc.),
·        Cacofobia - medo de feiúra,
·        Claustrofobia - medo de espaços confinados
·        Cleitrofobia ou cleisiofobia - medo de ficar trancado em lugares fechados,
·        Fotofobia - medo de luz,
·        Hamartofobia - medo de pecar (pecados),
·        Laquanofobia - medo de verduras

Por medo pessoas matam e morrem, enlouquecem, fogem, drogam-se, se trancam para o mundo. O primeiro ser humano a sentir medo foi Adão, ele se escondeu de Deus e quando foi achado confessou seu temor (Gênesis 3:10). Saul foi conversar com a pitoniza “médium” por estar inseguro da vitória. O pecado do monarca o deixou ausente da resposta de Deus, e seu medo o levou a procurar um enganoso recurso. Como o jovem Skywalker que usou das forças ocultas para tentar salvar sua amada, Saul também entregou-se ao mal para tentar salvar sua própria vida. Ambos não receberam o que buscaram nas forças das trevas. Jó disse que o que ele temia lhe sobreveio. O inimigo fareja as nossas áreas vulneráveis e trabalha em cima delas para nos matar, roubar e destruir. Uma grande fraqueza humana é o medo.
     Temos bons exemplos para não deixar-se dominar pelo medo, Anakin vendeu-se ao mal por medo, e nada conseguiu. Saul foi outro frustrado. E Jó abertamente declara que o seu temor virou realidade. Quando você tem medo é como se estivesse numa cadeia, mas uma cadeia interna. O medo demonstra uma fé de raízes fracas, superficial e de pouco proveito.  O Salmista diz: “O SENHOR está comigo, e eu não tenho medo; que mal pode alguém me fazer?” Salmos 118:6.
Jesus só nos autoriza a temer uma pessoa, a Deus: Mateus 10:28 “Não tenham medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Porém tenham medo de Deus, que pode destruir no inferno tanto a alma como o corpo”.
Aprenda a confiar em Deus, e depositar Nele os seus temores. Pois Ele é fiel e poderoso para te sustentar e livrar do todos os males.