quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Cristão Salvo e Satisfeito

          
    Viver Jesus é um desafio diuturno, incessante e incansável. Ele continua a falar, a manifestar-se, e  a apresentar-se aos Seus amigos pessoais. Aqueles que permanecem com o sinal verde para o Senhor em seus corações obterão Sua preciosa presença.

      Vivenciar o primeiro amor faz a diferença ainda que em pequenas ações como orar por alguém, compadecer-se da dor de um desconhecido, ou sair da roda dos zombadores e maliciosos. Ou com atos mais ousados, aconselhando os sem rumo na vida, dando testemunho pessoal àqueles que precisam conhecer o Caminho, a Verdade e a Vida.
       Com o passar dos anos inúmeros corações se deixaram influenciar pelas brisas enganosas desse mundo e o amor e o temor esvaíram-se, e o que sobrou à alma foi o gelo espiritual. Uma fé engessada pela lógica racional.   
       A identidade de muitos cristãos hoje é similar a uma geladeira,  vivem produzindo gelo e frio. Estes são os CSS – Cristãos Salvos e Satisfeitos, ainda que não pareça, estes estão perdidos dentro da casa do Pai, perdidos numa outra via, no caminho do eu, da acomodação e da auto-satisfação.
      Vou citar sintomas que geralmente permeiam corações que se encontram dentro da igreja, todavia estão fora do centro da vontade de Deus: Eles se tornam hipócritas, investidos numa capa puritana, porém não são tão santos assim. Gostam de indicar o erro de outros e como juiz batem o martelo declamando a sentença condenatória. Perderam a dinâmica do Reino, parecem cansados e fadigados, está faltando alguma coisa que eles não sabem o que é. A resposta pra tanta insatisfação é a própria postura, "Sentados e Satisfeitos", estão ociosos demais. 
      Lembro de um soberano rei ocioso que achou o que não devia olhando no quintal do vizinho, e toda a família veio a sofrer por sua perca de objetividade (2 Samuel 11).
 Tal atitude, diz inconscientemente que “Sou melhor do que estes pecadores”, digo isso porque Jesus ensinou que, para tirar o cisco do olho do irmão, antes deve estar limpa a própria vista (Mt 7:5). Os cristãos sentados estão satisfeitos com a vida, acham que estão bem e não há mais nada pra mudar, que triste engano.
       Por se considerarem mais espirituais, os cristãos sentados e satisfeitos nem percebem que caíram nos braços egoísmo, da justiça própria e da soberba. O amor se foi entre outros atributos do Espírito Santo que deixaram de florescer. 
      A existência vazia dos CSS faz deles árvores mortas, não produzem frutos, não salvam almas, não anunciam a boas novas do evangelho, no entanto arranjam tempo para más conversações. Se Jesus passasse ao menos perto dessas árvores, talvez elas tivessem o fim da figueira sem frutos (Mt 21:19). Se assim fizesse essas árvores secariam totalmente, ou seja, até a aparência que é a única coisa que resta aos CSS despencaria. 
      Pior que isso, somos funcionários do Reino de Deus, porém os CSS agem como patrões, mas o Senhor irá cobrar de cada um seus atos.
      Então, cada um averigue a sua situação e posicione-se para com o Senhor. Volte ao primeiro amor, descongele o coração, quebre o gesso que te paralisa, e que o amor a Deus manifeste-se plenamente em seu ser, para que você seja novamente aquele atleta incansável de Cristo.
      “Mas os que confiam no SENHOR recebem sempre novas forças. Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam”. Isaías 40:31.