segunda-feira, 2 de maio de 2011

Osama Bin Laden, a cobra criada dos EUA.



Quem cavar um poço, pode acabar caindo nele! Quem for derrubar um muro velho pode ser mordido por uma cobra”. Eclesiastes 10:8

Não gostamos de falhar, e quando erramos, não é agradável admitir. É preferível colocar tudo debaixo do tapete para que ninguém perceba. A exemplo de Adão buscamos sempre uma Eva para depositarmos a culpa que é nossa. As tempestades que enfrentamos na caminhada, ás vezes é reflexo das inúmeras alternativas erradas que fazemos.

Como não é interessante para a maioria pensar e refletir, é no impulso que muitos resolvem questões importantes. Depois é só comprar remédio pra dor de cabeça e ansiolíticos, ou consultar-se com um psicólogo buscando alívio para a exaustiva vida. 

Ato impensado não é apenas coisa nossa. Os grandes governos do mundo também já falharam feio e pagaram com derramamento de sangue inocente.
Um caso exato foi o envolvimento dos EUA com Osama Bin Laden. Para entender a questão é preciso voltar na história. Meados dos anos 80, período da guerra fria, americanos e soviéticos travavam uma batalha silenciosa, sem bombas, mas muitas ameaças.
A União Soviética apoiava o governo comunista afegão, o conflito armado durou nove anos entre tropas soviéticas e insurgentes mujahidin afegãos, que procuravam derrubar o regime comunista. A força rebelde contavam com apoio dos Estados Unidos, do Paquistão e de outros países muçulmanos. O conflito coincidiu com a Revolução Iraniana (1979) e a Guerra Irã-Iraque.
Neste período surge Osama, um jovem inexperiente que foi treinado pelos Estados Unidos e logo após, os americanos financiaram o guerrilheiro a  formar milícias a fim de combater os soviéticos dentro do afeganistão. Bin Laden cria a Al Qaeda (a base, em Árabe),  formado principalmente por muçulmanos e árabes.
O documentário Fahrenheit 9/11, de Michael Moore, contém uma entrevista com o sultão Bandar Bin, embaixador saudita nos EUA na época. Ele afirmou ter conhecido o líder terrorista naquele período. Osama agradeceu ao embaixador por toda a ajuda que a Arábia e os EUA estavam dando contra os soviéticos.
O rompimento com os Estados Unidos aconteceu na década de 90, na guerra contra o Iraque. Expulso da Arábia Saudita, Osama passou a organizar ataques contra os Estados Unidos.
Em resumo, aos poucos o terrirismo foi sendo considerado uma forte alternativa para se conseguir o que desejava. Mas o pior atentado organizado por Osama foi o de 11 de setembro. O país que financiou o rebelde  afegão, tornou-se o seu principal alvo anos mais tarde.
Bem disse o pensador em Eclesiastes 10:8: Quem cavar um poço, pode acabar caindo nele! Quem for derrubar um muro velho pode ser mordido por uma cobra. Quantas vezes culpamos outros pelos problemas que vivemos. “O inferno são os outros” disse Sartre, mas até que ponto as outras pessoas são a causa de nossas dores e sofrimento?
 Os americanos foram picado pela cobra que alimentaram. Com ferro se fere, com ferro será ferido diz a ditado.

Que terrível dor de cabeça foi Osama para os norte americanos, quantas vidas pagaram por uma escolha errada. Quase uma década após o atentado é que os EUA conseguiram destruir a "cobra" que eles alimentaram.

Quem aprende com o erro dos outros é sábio, por isso, Analise pacientemente a sua vida e verifique se os problemas que o rodeiam, não são causados por você mesmo.
Procure solucionar a sua parte no erro. Analise se você não tem sido um gerador de tempestades. O projeto de Deus para nós é vida em abundancia, mesmo com as lutas dessa breve vida, o Senhor tem o melhor para ti.
Fontes:

Um comentário:

  1. Olá, enfeitei minha casa, troquei as flôres, e vim te convidar para um café e quem sabe uma futura amizade!Se resolver ficar por lá, visto meu melhor traje e venho pra ficar...
    Abraço
    Meu nome é Valéria, mas pode me chamar de Vá.

    ResponderExcluir