terça-feira, 5 de julho de 2011

A Família Está Acabando I

O psicanalista francês Charles Melman, de 76 anos, foi íntimo colaborador de Jacques Lacan (1901-1981), o principal herdeiro de Sigmund Freud na França. Atento observador da realidade contemporânea, Melman usa os conceitos da psicanálise para interpretar as mudanças em curso na sociedade atual, como a issolução do núcleo familiar... Assistimos hoje a um acontecimento que talvez não tenha precedente na história, que é a dissolução do grupo familiar. Pela primeira vez a instituição familiar está desaparecendo, e as conseqüências são imprevisíveis¹.
Estamos em tempos de crises em proporção mundial. Crise mundial financeira, rumores de uma Crise mundial de alimentos, e a crise familiar mundial. Sem medo de errar a crise familiar é a pior de todas.
Há uma ruptura crescente na família de nosso tempo, essa instituição tem perdido o seu valor e funcionalidade. O psicanalista Charles Melman afirmou à Revista Veja que “a família está acabando”, segundo sua análise, nunca se observou na história da raça humana tal acontecimento, e não se sabe o que pode vir a acontecer a nossa sociedade. Você considera certa a análise do psicanalista Melman?
A queda dos maiores impérios do mundo ocorreram pela perda dos vínculos familiares, e quando a sexualidade começava a se tornar algo animalesco, sem parâmetros²
A importância da família vai além do entendimento relativista do homem contemporâneo . Recebemos dos pais uma cobertura, uma proteção. Vejamos alguns pontos:


  • Primeiro ponto a tratar é a identidade, recebemos dos pais: jeitos, características, gostos, e estilos únicos a cada pessoa. Essas características serão a marca com as quais as pessoas o definirão. Quando o pai e a mãe não cumprem o seu papel, essa disfunção familiar vem a gerar a crise de identidade, um vazio existencial "Quem sou eu?". Um dos piores pontos de conflito pessoal é a falta de identidade. Esses jovens buscarão alguém como sua referência, já que os pais falharam. por isso vemos tantos jovens querendo ser como artista tal, e cometendo loucuras por um autógrafo do famoso cicrano. Pior que isso, ás vezes a fuga do vazio existencial acaba sendo as drogas, o ocultismo, tudo isso em busca de sentir-se valorizado como pessoa. 
  • O segundo ponto é o relacionamento: famílias equilibradas produzem saúde emocional, temperamental, relacionamentos firmes, equilíbrio temperamental e capacidade de construir relacionamentos duráveis. Aqui está a causa maior dos problemas emocionais. Famílias instáveis e desequilibradas produzirão jovens sem estrutura emocional, amedrontados para com os desafios da vida, e de relacionamentos instáveis.
  • E em terceiro lugar recebemos uma herança, herdamos a cultura, a genética, o material e até mesmo recebemos da família uma herança espiritual.
          Quando uma família é desfeita ou desrespeitada, isso causa um “câncer” a sociedade. A cada década vemos mais violência, mais insegurança e medo, aumento de pessoas depressivas, perda da autoridade dos pais, e filhos sem direção na vida com traumas e seqüelas.


Fontes:

Foto Ilustrativa: Ernesto Guilherme Young e família, no quintal de sua casa, que pertencia a Família Young, ano 1914. 

1 - Site da Revista Veja: http://veja.abril.com.br/230408/p_092.shtml ( Edição 2057, 23 de Abril de 2008). Psicanalista Charles Melman. 
2 - Eifol - Escola Integral para Formação de Libertadores - http://www.jocumpr.com.br/jocum/link03eifol.asp (Jocum).
Quadro - Aumento da Violência Escolar - http://www.portaldafamilia.org/artigos/artigo522.shtml


Nenhum comentário:

Postar um comentário