sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Madeira, a "sina" de Jesus


      
       Não sei se com você acontece o mesmo, há pessoas que sofre com certo problema, ou tem dificuldade em certa área da vida, que parece nunca ter fim. Ás vezes toma chá de sumiço, mas volta e meia, o dito cujo do problema torna a incomodar, é como um pesadelo que torna a se repetir.

       Vou dar uma esclarecida. Tem gente que só arruma encrenca em relacionamentos, só atrai um certo tipo de pessoa que geralmente trás problema. Outro se vê saindo de uma dívida e quando menos espera acontece um fato inesperado e num dá outra, olha a pertinente da dívida de volta.

      Essa perseguição pode ser o peso do passado não curado que teima em doer, ou aquele pecado que você conhece de longa data, e que persiste em não aceitar que perdera o seu lugar. 
       
       Jesus teve em sua vida uma dificuldade que o acompanhou até o Seu último suspiro, a “sina” de Jesus estava ligada a madeira, observe:




       





       O começo, o meio e o fim da vida do Prometido foi envolta com a sina da madeira. Seria uma coincidência?

     A diferença entre a maioria de nós e Jesus é que ele não fez da madeira a sua frustração, ou a razão para um possível insucesso. Como carpinteiro ele aprendeu a lidar com as adversidades da madeira, e a extrair dela o que ela tinha de melhor, de positivo.      Para Jesus não era vergonhoso lembrar que seu berço foi um coxo, Ele não murmurava pelas ferpas que fincava em sua mão durante a lida, certamente ele via a beleza dos móveis que eram criados da madeira, e os benefícios que ela dava. Jesus devia moldar a madeira até ficar do jeito que ele queria, um simples pedaço de pau virava arte em suas mãos.

      Nosso olhar simplista só observa a face dolorosa das situações, todavia é preciso aprender a tirar lições das lutas travadas e extrair o que há de proveitoso para a vida.
Os aprendizes que ele selecionou eram dureza, homens brutos, entretanto o mestre usava a palavra como uma plaina, e com isso, dia à dia prosseguia aparando as saliências do caráter, e depois foi lixando a rusticidade e imperfeições do temperamento. E o resultado foram apóstolos que mudaram o mundo.

      Como Ele conseguia? O que fez de Jesus um homem brilhante? Na prática não é tão simples assim! A passagem de João capítulo 13 é tremenda. Era sua derradeira noite, Jesus reúne os seus 12 para partirem a última ceia. Ele sabia que um cálice amargo lhe esperava, que a madeira crua a qual viria a ser estendido já estava lavrada. Porém ele comeu como se nada fosse acontecer, não mostrou irritação alguma, continuou sendo o mesmo Jesus de sempre, sem alteração do caráter nem descontrole. Qualquer um de nós teria reagido de inúmeras formas, menos dessa. Perderíamos o apetite, ficaríamos mau humorados, muitos fugiriam do problema, chorariam desesperadamente, entrariam em pânico.

       O espetacular de Jesus ainda estava por vir, naquela ocasião ele despiu-se da túnica, pôs uma toalha na cintura e lavou os pés dos discípulos, inclusive do traidor que ainda estava entre eles. 


      Como isso foi possível? 1º - Jesus tinha um foco, o Filho de Deus estava na terra para cumprir uma ordem do Pai. E obteve êxito no que Lhe foi designado. Qual é o seu alvo? grande parte da população não tem nada em vista, não sabe o que quer, e a falta de objetividade leva a pessoa às emboscadas do maligno. Coloque um alvo na sua vida, eu vou vencer essa dificuldade que enfrento há anos. 2º - Jesus era um homem determinado, Algumas fortalezas da alma e problemas só podem ser vencidos com muita determinação, é imprescindível querer vencer. Minha avó paterna é um exemplo disso, ela lutou contra o câncer 3 vezes e venceu as 3, pois estava determinada a viver, mesmo enfrentando uma enfermidade tão agressiva. Depois de colocar como prioridade vencer o seu teimoso problema, seja determinado, enquanto não vencer eu não vou sossegar. 3º - Jesus venceu todas as dores porque Amava a humanidade, e amou até o fim ou amou-as perfeitamente (Jo 13:1). Muitos problemas que enfrentamos envolve outros, cuide disso. Jesus poderia ter fugido da cruz como teve vontade, mas Ele pensou em mim e em você. Ame as pessoas e ame a si mesmo.


      Para não desviar de seu propósito, Jesus precisou superar a Sina da madeira, as ferpas, as machucaduras produzidas pelas prensadas. Antes de acontecer, o mestre era ciente que seria exposto em vigas de madeira, entretanto, não se deixou abalar e percorreu o caminho proposto de sua existência.

      Sua sina o incentivou a perseguir o Seu propósito até o fim. O passado difícil Lhe ensinou a crescer e a ver o mundo sem rodeios e sem maquiagem. Na cruz Ele ensinou ao mundo o que é amar.

       À partir de agora, olhe diferente para os seus problemas, por pior que pareçam. Jesus encarou o Seu problema até o fim, e fez da cruz não o seu lugar de morte, mas sim, o lugar de vida e salvação para todos. Foi na cruz que Ele pagou a nossa dívida. Faça das dores e desafios da sua vida um trampolim para a sua vitória.


Adriano Silva.

Um comentário: