quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O Cobrão do Pará

Há um dizer comum aos povos de certa região da grande bacia do Amazonas, quando alguém está com preguiça, desanimado ou desatento, eles dizem: “Você está parecendo um Cobrão do Pará”. Logo fui instigado a entender este dito. Seu Dodô, um ex-morador do estado do Pará, já com seus cabelos brancos e vasta idade, conta que há serpentes muito grande ali chamadas de Cobrão do Pará, ele afirma ser testemunha ocular de várias delas. Apesar da grandiosidade, o Cobrão não é peçonhento, disseram outros conhecedores do ditado. Uma das caraterísticas desta serpente é a sonolência, pois dorme várias horas por dia, e em seu sono profundo pode-se até andar sobre ela sem acordá-la. Daí vem o dito popular aos preguiçosos e desanimados.
A figura acima foi postada por Lucão¹ e mostra uma sucurí abatida nas margens do rio amazonas próximo a uma base do exército, e acredite se quizer, ela tinha 40 metros. O coronel britânico Percy Fawcett², que explorou a região amazônica entre em 1906 e 1925, deixou em seu diário o desenho de uma sucurí gigante de 19 metros. Os relatos podem evidenciar os muitos contos sobre serpentes enormes na região e até mesmo dar crédito a existência do lendário Cobrão do Pará.
Olhe ao seu redor amigo blogueiro e você descobrirá muitos “Cobrões do Pará” perto de você. Explico, falo dessa atitude preguiçosa e desanimada de alguns. Você não conhece pessoas que põe obstáculo em tudo para não fazer nada? Conheço pessoas que pararam no tempo, jovens que deixaram de estudar, casais que abandonaram o sonho de um lar feliz, pais que perderam um filho e desistiram de viver, cristãos geladeira que no decorrer do caminho perderam o primeiro amor³. São pessoas que deixaram ser adotadas pelo desânimo e hoje são íntimas do fracasso. Qual é o desarranjo da sua vida? O que te fez adormecer?
Acompanhei um rapaz ao Centro Terapêutico Vida e Recuperação (CTVR) em Alto Taquari – MT. O cara era um crânio em informática, havia elaborado sites para instituições de renome, e chegou a destacar-se num projetos na área de informática que foi publicado no exterior. Ele declarava-se ateu, e sem dúvidas, a falta de segurança e proteção que só os braços de Deus traz4, ele substituiu pelas garras impiedosas das drogas anos afinco. De que adiantava o seu potencial intelectual? Ele estava adormecido, enclausurado num cativeiro interno, por culpa de problemas emocionais de ontem. Todavia, o seu passado mal resolvido já havia engolido o casamento, o emprego dos sonhos, e a carreira de sucesso. O rapaz vegetava entorpecendo-se, e tornou-se um "cobrão do Pará", um gigante adormecido. O que tem acorrentado você e o seu potencial?
Se Paulo, o apóstolo e grande vulto da igreja primitiva vivesse hoje na região dos grandes rios da bacia amazônica ele certamente diria: “Desperta ó cobrão do pará”, “Desperta ó tu que dormes...” (Efésios 5:14). Agora falando diretamente ao povo do Reino de Deus5 pouca valia terá se como filhos, revestidos de autoridade espiritual (Lucas 10:19), não usufruirmos da vida abundante por indisposição, por pura morbidez espiritual. “Desperta ó tu que dormes, levante-se de entre os mortos, e Cristo te iluminará”. Se você é um "Cobrão do Pará", um gigante adormecido, há solução para você. Paulo mostra o caminho das pedras, posicione-se, acorde, levante-se dentre os mortos. Se áreas da sua vida estão mortas, Jesus pode revivê-las. O Autor da Vida6 é eficaz em resolver problemas. Ele traz de volta sonhos abortados, projetos abandonados, reune famílias, cura as frustrações de perdas irreparáveis, e até aquece novamente corações espiritualmente gelados. Achegue-se a Jesus Cristo neste momento e diga: “Jesus, traga vida ao que está morto em mim, ilumina-me a faça de mim a Tua morada, eu quero viver para Ti. Seja o meu guia a partir de hoje Jesus”. posicione-se e liberte-se do estigma do Cobrão do Pará.

Fontes:
·         1 - Lucão: Postado por Lucão em 13/05/2008 11:04, http://fotolog.terra.com.br/lucaohkd:257 – acessado em 16/2/2011 ás 12:07h.
·         2 – Coronel Percy Fawcett – acessado em 16/2/2011 ás 12:45h: http://aguaboanews.blogspot.com/2008/12/percy-fawcett-lendrio-desbravador-que.html. Cobra gigante vista pela expedição de Fawcett: http://pt.fantasia.wikia.com/wiki/Boi%C3%BAna
·         3 - Perderam o primeiro amor (Apocalipse 2:1 a 5)
·         4 – Salmo 23:1 a 6, 78:71 e 71; Isaias 40:11; João 10:11.
·         – Reino de Deus: Mateus 5:13, 12:28; Lucas 17:21; Romanos 14:17.
·        6 – Autor da Vida: Atos 3:15

Um comentário: