sexta-feira, 11 de março de 2011

O mal do Medo - Que mal o medo já lhe causou?


Que loucura as pessoas são capazes de realizar por medo? No filme Star Wars “Guerra nas estrelas III – A vingança dos Sith” o jovem jedi Anakin Skywalker é um guerreiro promissor a serviço do bem, porém, ele se corrompe por medo de perder sua amada Padmé da qual confessa não saber viver sem. Pra começo de conversa o jovem havia quebrado um princípio dos Skywalker, pois Padmé engravidou antes do casamento.  Anakin carregava em si o trauma da morte da mãe, o qual ele previu em sonho. Agora ele estava sonhando com a morte da amada Padmé. O mestre Yoda alerta ao jovem do perigo de seu forte medo, dizendo que: “o mal percebe a fraqueza e a usa...”, ou seja, o medo do jovem Jedi poderia ser usado pelo mal para derrotá-lo. O jovem Anakin muito confuso e amedrontado, escolheu vender-se as forças do mal para tentar salvar a sua amada. Para concluir, ele perdeu a esposa e transformou-se no senhor perverso Darth Vader, a personificação do mal, um dos piores inimigos dos Skywalkers. O medo transformou o jovem e promissor Anakin num Sith, um inimigo do bem. Como o mestre Yoda o alertou antes “o mal percebe a fraqueza e a usa”.
         Interessante como a ficção se torna realidade, muitos por medo fazem loucuras. E quem nunca teve um medinho atire a primeira pedra. Medo da morte, do escuro, medo de ir pro inferno. Denominamos ao medo intenso “patológico” de fobia, vou citar algumas para sua apreciação:
·        Ablutofobia - medo de tomar banho,
·        Acluofobia - medo de escuro ou escuridão
·        Acrofobia - medo de altura,
·        Afefobia - medo de ser tocado,
·        Aicmofobia - medo de agulhas de injeção ou objetos pontudos,
·         Anuptafobia - medo de ficar solteiro (a),
·        Astrafobia ou astrapofobia - medo de trovões e relâmpagos,
·        Batracnofobia - medo de anfíbios (como sapos, salamandras, rãs, etc.),
·        Cacofobia - medo de feiúra,
·        Claustrofobia - medo de espaços confinados
·        Cleitrofobia ou cleisiofobia - medo de ficar trancado em lugares fechados,
·        Fotofobia - medo de luz,
·        Hamartofobia - medo de pecar (pecados),
·        Laquanofobia - medo de verduras

Por medo pessoas matam e morrem, enlouquecem, fogem, drogam-se, se trancam para o mundo. O primeiro ser humano a sentir medo foi Adão, ele se escondeu de Deus e quando foi achado confessou seu temor (Gênesis 3:10). Saul foi conversar com a pitoniza “médium” por estar inseguro da vitória. O pecado do monarca o deixou ausente da resposta de Deus, e seu medo o levou a procurar um enganoso recurso. Como o jovem Skywalker que usou das forças ocultas para tentar salvar sua amada, Saul também entregou-se ao mal para tentar salvar sua própria vida. Ambos não receberam o que buscaram nas forças das trevas. Jó disse que o que ele temia lhe sobreveio. O inimigo fareja as nossas áreas vulneráveis e trabalha em cima delas para nos matar, roubar e destruir. Uma grande fraqueza humana é o medo.
     Temos bons exemplos para não deixar-se dominar pelo medo, Anakin vendeu-se ao mal por medo, e nada conseguiu. Saul foi outro frustrado. E Jó abertamente declara que o seu temor virou realidade. Quando você tem medo é como se estivesse numa cadeia, mas uma cadeia interna. O medo demonstra uma fé de raízes fracas, superficial e de pouco proveito.  O Salmista diz: “O SENHOR está comigo, e eu não tenho medo; que mal pode alguém me fazer?” Salmos 118:6.
Jesus só nos autoriza a temer uma pessoa, a Deus: Mateus 10:28 “Não tenham medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Porém tenham medo de Deus, que pode destruir no inferno tanto a alma como o corpo”.
Aprenda a confiar em Deus, e depositar Nele os seus temores. Pois Ele é fiel e poderoso para te sustentar e livrar do todos os males.

Nenhum comentário:

Postar um comentário