sexta-feira, 15 de julho de 2011

40 Milhões de Desviados I



“... a reconquista é uma visão que a igreja perdeu ao longo dos anos, mas que atualmente se faz necessária para que os que saíram retornem”. Pr. Pastor Sinfrônio Jardim Neto.

        Fantástico, somos aproximadamente 46 milhões. A Revista Época em 2010, trouxe estampado na capa o tema “A Nova Reforma Protestante”. A reportagem anunciava um crescimento evangélico 6 vezes maior que o da população total brasileira.
          Até o Papa está incomodado com a multiplicação protestante no país, um documento obtido pelo WikiLeaks foi divulgado no mês de junho mostrando que, na época da visita do papa Bento 16 ao Brasil, em 2007, o Vaticano estava preocupado com o crescimento dos evangélicos no país e recebeu críticas do monsenhor brasileiro Stefano Migliorelli, que questionou a entidade sobre a falta de padres na América Latina¹.
         Deixando a euforia de lado, nós sabemos que não há só bonança dentro das igrejas evangélicas. Estima-se que para cada convertido no Brasil há um número equivalente de desviado, ou seja, se temos 46 milhões de evangélicos, a contra ponto, temos outros quarenta e poucos milhões de desviados. Isto é assustador.
         Um grande conhecedor do problema, Marcos de Souza Borges (Coty) diz: “Nós não estamos conseguindo digerir os problemas das pessoas que entram nas igrejas. Precisamos de habilidades pastorais, estar preparados, para tratar estas pessoas que chegam na Igreja com suas identidades mutiladas. Qualidade traz quantidade sadia”².
 Há um clamor lá fora, enquanto a nossa vida corre frenética dentro das igrejas, uma multidão de desviados geme perdida e abandonada. São os desviados que perambulam procurando um caminho alternativo, ou fazendo o seu caminho próprio.
 A Revista Enfoque publicou uma matéria sobre as possíveis causas para o abandono da igreja, acompanhe parte da matéria:
“Este, porém, não é um problema exclusivamente brasileiro. Basta lembrar que um dos motivos do enfraquecimento do Evangelho em muitas nações se deu basicamente porque as pessoas deixaram de ir à igreja e passaram a se ocupar com outras coisas.
       A grande diferença é que, no Brasil, ao mesmo tempo em que saem muitos, outro tanto acaba entrando, o que no final gera um equilíbrio. Para descobrir os motivos da evasão, a Life Way Research (www.lifeway.com) realizou um estudo nos Estados Unidos e percebeu que vários fatores influenciam-na. 
      Segundo o levantamento, 59% das pessoas decidiram abandonar a casa de Deus por causa da mudança de situação de vida (transferência de cidade, divórcio, nascimento de filhos, morte na família etc.). 
     O desencantamento com os membros e pastores foi apontado por 37% dos entrevistados. A pesquisa também revelou que 19% estavam ocupados demais para participar das atividades da igreja; já 17% disseram que as responsabilidades da casa e família contribuíram para o afastamento. O comportamento dos próprios membros representou 17% dos ouvidos. E outros 12% revelaram dificuldades de envolvimento como maior empecilho”.
         O que você como igreja de Cristo pode fazer ou está fazendo para reconquistar os desviados? Um provérbio africano diz: quando você orar, mexa os pés.

Fontes:
(2) Escola Integral de Formação de Libertadores (Eifol).
Revista Enfoque Gospel – Edição 81 – Abril de 2008.
www.lifeway.com

7 comentários:

  1. o brasil possui uma nação de desviados do mumdo eu sou um desviado da impd por causa do pastor alex por mim chamar de viado no meio do fieis tou com depressão por causa dessa calunia por causa de bully na igreja hoje sou catolico e odeio protestante e vai crescer mais desviados

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. o evangelio ta muito acanaiado nesse pais tão brincando com a palavra de deus as igrejas evangelicas desse brasil ta muito desturbado que os crentes tão fazendo nos altares só ensinando porcaria pros fieis vão todos darem contas esses pastores vagabundo na volta de jesus vão dar conta e muito alta nesse dia e hora vão chorar e ranger dentes os certos crentinhos que conheço que se dizem crentes com a biblia no suvaco e plantando pervesidades contra os desviados esses que vão pagarem muito carissimo contra os desviados tratam como judas escariotes os 40 milhões de desviados no brasil dizem que samos leprosos isso não e crente nem cristão nem pastor que discriminam os desviados vão todos darem as continhas pelos desviados

    ResponderExcluir
  4. o brasil eo pais mais catolico do planeta eo meu piauí eo estado mais catolico do brasil sou feliz

    ResponderExcluir
  5. Deus abençõe os católicos, que vocês consigam alcançar o desejo de Deus... há evangélicos radicais, mas nem todos são assim meu amigo... Deus abençõe você e a sua família em Nome de Jesus.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. não gosto de crentes por que vcs odeiam a virgem maria mãe de jesus vcs são orfãos de mãe odeiam as imagens catolicas difamam com baixo calão os catolicos discriminam todos nós por ser um catolico apostolico romano e mariano do santo terço eu vejo tudo os catolicos são mais humildes do que crente nenhum crente são como os catolicos na vida de humildade e santidade isso não vejo em crentes só nos catolicos eles respeitam as crenças alheias e respeitam os gays e vcs como silas mafafaia manda e matar deus mim livre de vcs crentes assasinos de gays cuidado gays são seres humanos e cristão isso que vcs fazem contra os gays vão darem contas na vinda de jesus eles são jentes tambem não e digno de ser assasinados por vcs crentes como malafaia odeia homofobicamente cuidado com isso isso não e coisa de cristão tambem julgar homofobia hoje e crime no pais respeite as diferenças contra os gays como cristãos

    ResponderExcluir